terça-feira, 25 de março de 2008

Artista - Linear


A banda Linear sob os vocais de Charlie Pennachio, as guitarras de Wyatt Pauley e percurssão de Joey Restivo fez muito sucesso no final dos anos 80 e início dos anos 90. Seu maior trunfo musical foi sem dúvida o fenômeno, um dos ícones do Melody, “Sending all my love” gravado pela Futura International Record’s em 1989. Também gravaram outros sucessos como “If you could be mine”.
Sending all my love

ARTISTA DO FREESTYLE - BARDEUX


BARDEAUX
Banda formada pelas três gatas Moeth, Smith e St. James, foi febre no início dos anos 90 com o hit “Bleeding heart” gravado em 1989. Uma grande curiosidade dessa banda é que elas gravaram seu disco no Japão, terra até então inexplorada pelos Freestylers. E foi lá na terra do Sol nascente que elas inovaram sendo uma das primeiras a utilizar o Cd como mídia matriz.

Musicas:
Uma das mais famosas (Melo da princesinha)
Bardeux - Bleeding Heart
Bardeux - When We Kiss

ARTISTA DO FREESTYLE - CORO

CORO
Dono de uma voz única José Coro é a maior voz latina dentro do universo do Freestyle. Filho de mãe dominicana e pai cubano, Coro iniciou sua carreira como cantor com apenas oito anos de idade. Não demorou muito para ele começar a trabalhar com nomes ilustres, como o rei Stevie B. com quem fez shows como dançarino e back in vocal. Coro e Stevie se conheceram através de Tolga, famoso produtor que gravou grandes sucessos pela Cutting Record’s e Atlanthic Record’s. Mais tarde ele conheceu Zahid Tariq, com quem gravaria suas três grandes músicas que foram “Were are you tonight”, “Can’t let you go” e “My fallen Angel”.
Musicas:
My Follen Angel
Stand By Your Love
Cant Let You Go

Artista - Information Society

Grupo que balançou os anos 80 com varios sucessos dançantes que até hoje onde toca faz sucesso, O Information Society - ou InSoc para os fãs - formado por Kurt Harland (conhecido também como Kurt Valaquen), (vocalista, produtor), Paul Robb (produtor, tecladista), Amanda Kramer (tecladista) e James Cassidy (baixo), tem um estilo eletrônico agradável com influências de música industrial, techno e funk.O grupo estourou nos clubes e depois nas paradas de sucesso em 1988 com a música "Whats On Your Mind (Pure Energy)" e outros hits que viraram clássicos da dance music.
VIDEOS
MUSICAS
http://www.4shared.com/file/35379585/7a89f769/information_society_-_thing.html
[http://www.4shared.com/file/35385039/5e86880b/information_society_-_running.html]
SITE OFICIAL

Artista - Jennifer Lopez

Quando ela surgiu em 1999, cantando On The 6, a América decretou : Impossível não se deixar seduzir por esse olhar, e essa energia contagiante, logo o furacão latino estava varrendo os 5 continentes com sua música, sua dança, seus filmes e até sua grife de roupas. Amor Passageiro? Não! J.Lo veio para ficar.Seu primeiro foi On The 6 em 1999 e teve como single de grande sucesso If You Had My Love. Em seguido lançou J.Lo seu segundo album,estreou no número um do Billboard 200.J to tha L-O!: The Remixes lançado em 2002,é o terceiro album em toda a história que mais vendeu no mundo marcou historia na sua carreira. No mesmo ano lançou seu terceiro álbum de estúdio, This Is Me... Then que vendeu mais de 3 milhões de albuns só nos EUA.Em 2005 Lopez lança Rebirth que teve Get Right e Hold You Down como destaque. Como Ama una Mujer em gravado em espanhol e ganhou 3 discos de platina por ter vendido mais de 60 mil downloads da música Qué Hiciste.Brave é seu recente trabalho que tem como single e Do It Well
MUSICAS

segunda-feira, 24 de março de 2008

Artista - MIDNIGHT STAR

Grupo de Funk criado em 1976 na Universidade do estado de Kentucky (USA) pelos irmãos Reginald e Vincent Calloway, entrando em seguida os seguintes membros:Belinda Lipscomb, Melvin Gentry, Kenneth Gant, Bobby Lovelance e Bo Watson.Seus sucessos incluem entre outros PLAYMATES, NO PARKING (ON THE DANCE FLOOR), NIGHT RIDER, OPERATOR, FREAK-A-ZOID, HEADLINES, MIDAS TOUCH

LISA LISA & CULT JAM
Lisa Lisa (Lisa Velez nascido em 15 de janeiro de 1967) e Cult Jam do original americano freestyle grupos musicais da década de 1980. Cult Jam consistiu de guitarrista / baixista e baterista Alex Moseley / tecladista Mike Hughes. Eles foram montados e produzidos pela pleno vigor. O grupo liberou seu álbum debut Lisa Lisa & Cult Jam em pleno vigor em 1985. O Personal Records rótulo tinha alugado sua única "Pergunto-me se eu o levar Home" à Autoridade Europeia para a divisão da CBS Records para a compilação álbum Breakdancing. Stateside DJs clube começou a tocar a única a partir da importação LP, e, portanto, os E.U. divisão da CBS, Columbia Records, liberou o registro. Ele rapidamente se tornou um chart-topper a Billboard's Hot Dance / Disco gráfico. É então a passagem para o R & B gráfico onde se atingiu um máximo de 6º e, em seguida, para o pop chart, atingindo um máximo de 34º , no Verão de 1985. A única eventualmente passou ouro. "Pergunto-me se eu o levar Home" foi seguido por outro clube hit, "você pode sentir a Beat", que também foi para o # 40 com o R & B gráfico, em finais de 1985. Seu terceiro single, a balada "Todos gritou," também foi ouro, vão ao número 3º R & B e pop 8, no Verão de 1986. "Todos gritou" foi posteriormente coberto por Allure, em 1997 e foi um hit em 1998. Lisa Lisa & Cult Jam em pleno vigor passou platina. Seu segundo álbum, Fly espanhol, foi um enorme sucesso em 1987. Trata-desovado dois pop hits , "cabeça aos pés" e "Lost Em Emotion", tanto que passou de ouro e duas das quais sported uma retro Motown sabor misturado com o som Freestyle eles eram conhecidos por. "Cabeça aos pés" também estacionado em 1º R & B por duas semanas, e com a sua forte influência Mary Wells, "Perdidos no Emotion" fez tão bem. Fly espanhol passou platina, atingindo um máximo de 7º sobre o álbum gráfico. Outros singles do álbum foram a balada "Love Me Alguém que de mim" b / w "Spanish Fly" , "Everything Will B-Fine" 1989 da reta para o céu era um moderado que incluiu o hit Top 30 pop / R & B single, "Little Jackie quer ser uma estrela", assim como o clube hits "Just Git-lo juntos" e "Vá Para Yours". "Vá Para Yours", foi caracterizado no filme Caddyshack II e é encontrada em sua trilha sonora exclusiva. Seu quarto e último álbum, Straight Outta Hell's Kitchen, foi menos de um sucesso comercial, embora o fez incluir um hit com "Deixe os Beat Hit 'Em", que chegou ao Top 40 e pop foi um hit em ambos os R & B clube e gráficos. O grupo dissolveu em 1991. Velez prosseguido tanto carreira solo e de agir, e Hughes Moseley e passou a fazer outros projetos. Lisa Lisa libertado um álbum solo chamado LL 77 em 1994, que incluiu a moderada clube hit "Quando se apaixonou" a notável e único "Passar a Minha Lu," que atingem # 38 sobre o R & B gráfico. Ela resurfaced circa 2001, relativa à série Taina Nickelodeon, no qual ela desempenhou o personagem título da mãe. Lisa Lisa está definido para libertar o seu segundo álbum solo em Massa Recurso Entertainment, em finais de 2008.

Discografia
· Lisa Lisa & Cult Jam with Full Force (1985)
· Spanish Fly (1987)
· Straight to the Sky (1989)
· Straight Outta Hell's Kitchen (1991)
· LL77 (1994) (Lisa Lisa)
· Super Hits (1997)
· 2nd Solo Album (TBA)
Song
US Hot 100
US R&B
US Dance
UK singles
Album
1985
"I Wonder If I Take You Home" (with Full Force)
1985
"Can You Feel the Beat" (with Full Force)
1986
"All Cried Out" (with Full Force)
1987
"Head to Toe"
1987
"Lost in Emotion"
1987
"Someone To Love Me for Me"
1988
"Everything Will B-Fine"
1988
"Go for Yours"
1989
"Little Jackie Wants To Be a Star"
1989
"Just Git It Together"
1989
"Kiss Your Tears Away"
1991
"Let the Beat Hit 'Em"
1991
"Where Were You When I Needed You"
1994
"Skip To My Lu" (solo)
1994
"When I Fell In Love" (solo)
MUSICAS

Artista - Debbie Deb


Outros artistas do Latin Freestyle receberam grande apoio de estações de radio e assim se tornaram clássicos da Dance Music nova-iorquina. Mas não era só em Nova York que as coisas aconteciam para o Latin Freestyle. Em Miami, onde o Electro Funk era muito forte, o Latin Freestyle começava a ganhar o seu espaço. E uma das figuras mais importante, tanto para o Electro como para o Freestyle de Miami, sem dúvida foi o produtor “Pretty” Tony Butler.Ele nasceu em Londres e se mudou para Miami, onde tocava em clubes populares. Sob o pseudônimo de Pretty Tony e Freestyle, ele produziu verdadeiros clássicos do Electro e com o Freestyle não foi diferente. Seu primeiro sucesso foi com a música “Fix In The Mix”, mas a coisa ficou forte quando ele lançou a cantora Debbie Deb com a música “When I Her Music”, era o Freestyle de Miami mostrando a que veio. Então ele conheceu o rapper TK Rodriguez e juntos produziram a segunda música de Debbie Deb chamada “Look Out Weekend”.
MUSICAS

Artista - Noel Pagan

NOEL PAGAN É um cantor latino que ficou famoso depois de lançar em 1987, "Silent Morning", que logo se tornaria um hit. Porém o álbum só foi lançado em 1988. Nesse mesmo disco, outro sucesso apareceu, "Like A Child" e outras canções tinham sua própria autoria, como "Change" e "City Streets". Noel foi um dos poucos artistas que fizeram sucesso em todas as paradas com o freestyle, tanto nas rádios FM´s como AM´s.Em 1990 Noel lança o segundo álbum, que mostrou o hit "How Could You Have The Heart", que estourou nas boates de Nova Iorque. No mesmo ano ele lança o single "The Question". Na época as pessoas diziam que essa música era impossível ser escutada sem dançar.Em 1993 "The Question" foi relançada totalmente remixada. E Noel lança o seu terceito álbum, "Conception One". Porém nesse disco, ele cai na moda e experimenta canções com estilos de pop-rock. No mesmo ano ele lança outro disco, "Hearts On Fire"; entretanto esse LP não agradou o público em geral, tendo pouca vendagem.Depois disso, Noel sumiu e vários boatos ao seu redor começaram a aparecer, um deles dizendo que ele contraíra o vírus da AIDS, ficado doente e morrido. Mas o que se tem de verdade é que na metade de 2001 ele volta com alguns singles que misturam freestyle e trance (o chamado eurofreestyle); a música "Will I Find True Love" chegou a fazer algum sucesso em boates undergrounds.
MUSICAS

domingo, 23 de março de 2008

Artista - Cover Girls

THE COVER GIRLS
Produtor Andy “Panda” Trípoli, que descobriu a cantora Nayobe, escreveu uma nova canção chamada “Show Me” para o grupo Exposé de Miami, porém o grupo recusou a canção. Então o empresário Sal Abbatiello, proprietário da Fever Records e Andy Panda resolveram formar seu próprio grupo feminino, convocando uma audição para escolher as meninas à integrarem o grupo. O sonho dos dois era formar um grupo que fosse bastante popular tanto na comunidade latina como no mercado Pop. Eles chamavam de versão latina das Supremas. As Supremas eram um grupo de garotas que fizeram sucesso nos anos 70 e que tinha Diana Ross como uma das integrantes. Depois de ouvir mais de 300 candidatas, uma jovem chamou atenção do produtor Andy Panda. Seu nome Louise “Angel” Sabater. Outras duas jovens foram escolhidas, Caroline Jackson e Sunshine Wright. As três formariam o grupo The Cover Girls. O produtor Andy Panda com a ajuda da dupla Latin Rascals (Tony Moran e Albert Cabrera), produziram uma demo da música “Show Me” e iniciaram o trabalho de distribuição nos clubes de Nova York.Em sua primeira apresentação, as meninas do Cover Girls estavam vestidas de “roupão” e nas primeiras notas da introdução da música, o público fixou o olhar nas meninas que estavam no palco. Ao final da música, o público ainda cantava o refrão “show me, show me...”. Em 1986, foi lançado oficialmente o single “Show Me” do Cover Girls, que já estava estourado em várias rádios dos EUA. Em 1987, veio o segundo single “Because Of You” e conseqüentemente o primeiro álbum do Cover Girls – Show Me.
Albums:
1987 Show Me
1989 We Can't Go Wrong
1992 Here It Is
1996 Satisfy
1998 Greatest Hits
MUSICAS

Artista e Produtor - Tony Garcia


Dono de vários sucessos, Tony Garcia é erradamente visto por muitos como um cantor, pensamento totalmente errado. Tony G. começou sua brilhante carreira como D.J., tocando nas ruas de Nova Yorque. Pioneiro no Freestyle, Tony logo deixou de se apresentar nas ruas onde começara no fim dos anos 70 para ingressar no mundo das grandes produções. No início dos anos 80, ele começou a produzir suas músicas, em 83 lançou sua primeira faixa, “Can’t get enough of you, numa gravadora com o nome de “Mr. T Record’s. Em 86, T. Garcia participou da gravação de um hit que seria um estouro, “Destiny da cantora Bettina. Destiny foi uma verdadeira febre (anos mais tarde, foi muito plageada pela Furacão 2000), apesar de não ser uma música cantada, ela se mostrava típica do estilo progressivo e arrojado de Tony. Em 88, Tony deu mais um grande passo na sua carreira: Fundou sua primeira gravadora independente, a “High power Record’s. Foi em sua gravadora, que Mr. Tony produziu seus maiores sucessos. Considerado um dos maiores intérpretes que já trabalharam com o Mr. Garcia, nesse mesmo ano iniciou- se a união musical de Tony Garcia e Reinald-O, Entre os vários sucessos dessa dupla destaca- se “My sweety love”. Em 89, Tony Produziu grande parte das faixas do CD de Johnny O, pela gravadora de seu irmão, a “Mic Mac Record's. No ano de 1990, Tony que já era conhecido como Dr. Edit, lançou outro grande sucesso com Reinald-O, “Forever(Can’t let you go)”, além de outro intérprete, Peter Fontaine com a música “Just like the Wind”(considerada por muitos a melhor música do Tony Garcia). Em 1991, Dr. Edit lançou mais uma promessa do Freestyle, a jovem cantora Lil' Suzy, com seu hit “Take me in your arms”. Neste mesmo ano ele lançou o CD de Reinald-O com a inesquecível música “Another night”. Tony ajudou a construir várias carreiras vencedoras, entre elas a de Johnny O, considerado um dos maiores cantores de todos os tempos ao lado de Stevie B. Dr. Edit produziu ,inúmeros sucessos de Johnny como “Fantasy Girl, Run Away love e Highways of Love. Além de Johnny O, Tony Garcia participou da produção de outros nomes da Mic Mac Record’s, como Cynthia, Rios Sisters, Tiana entre outros. Mr. T foi um dos maiores se não o maior produtor de todos os tempos do Freestyle, dono de um estilo único, Tony era mestre nas músicas progressivas(progressive sounds of south), um verdadeiro gênio nos arranjos, Tony ficou conhecido como “Crazy”.
Não é arriscado dizer que o freestyle seria outra coisa sem Tony Garcia. No mundo do funk melody 50% dos hits tem a sua marca. Em 1992, Tony Garcia esteve na terra onde mais se consumia suas músicas. Isso mesmo! No Rio de Janeiro. Ele trouxe N.V. e Reinald-O para uma turnê pela baixada e arrumou tanta grana aqui que resolveu patentiar o termo "Funk Melody", expressão que ouviu nos bailes daqui. Atualmente ele trabalha como produtor na sua gravadora Metropolitan Recording Corp.
MUSICAS

Artista - Nu Shooz


Era um grupo de dance pop dos anos 80 formado por John Smith e Valerie Day, marido e mulher. Eles eram de Portland, Eragon, EUA.O primeiro single foi lançado em 1985: "I Can't Wait". Alcançou o 2º lugar na Inglaterra e o 3º lugar nos EUA em 1986. O lado B deste single era Don't Turn back", mas não estourou... alguns discos vieram com "Make Your Mind Up"No início de 86 lançaram o single "Don't Let Me Be The One" com "Secret Message" no lado B. Nada de sucesso.Mas na metade do ano arriscaram a deliciosa "Point Of No Return" com remix de Shep Pettibone (Pet Shop Boys, Madonna). Não teve erro... outro sucesso. Alguns sortudos tem esse single com "Going Thru The Motions" no lado B.No final do mesmo ano lançam o primeiro disco: Poolside com apenas 8 músicas! Incluindo os dois grandes sucessos. (link para a capa: http://www.discogs.com/image/R-553265-1130693037.jpeg)Em 1988 lançam um novo disco: "Told U So" - "Are You Looking For Someone Nu?" com "The Truth" no lado B - nada de sucesso... Outras músicas lançadas naquele ano: "The Driftin"... e a excelente "Would I Say yes?". O último suspiro da dupla aconteceu em 1992, quando os produtores Frankie Knuckles e David Morales mixaram a desconhecida "Time Will Tell".Como eles mesmo disseram... o tempo írá dizer! Estou aqui criando uma COMU para essa substimada banda pop... que nunca deixou de fazer um som deliciosa, típicamente dos anos 80!Em 2002 tivemos uma regravação de "I Can't Wait" com Sylk 130 e Twyla no vocal.

MUSICAS

sábado, 22 de março de 2008

STEVIE B - O REI DO FUNK MELODY

STEVIE B Este os cariocas conhecem bem. O cantor, compositor e produtor Stevie B entrou em evidência na cena musical de Miami quando chegou em primeiro lugar no Top Hits com o megahit "Because I Love You". Considerado o Rei do Funk Melody, Stevie B é um dos mais famosos cantores de Freestyle. Nascido na Flórida, Stevie B trabalhou num lava-jato e numa lanchonete antes de marcar presença no mundo da música. Com a estréia de "Party Your Body" em 1987 ele decolou sua carreira chegando a ganhar disco de ouro. Com "In My Eyes" em 89, Stevie B entrou no Top 40 e assim foi em "I Wanna Be The One". Em 1990 com "Because I Love You" ele alcançou o primeiro lugar do Top Hits que foi lançado no álbum "Love & Emotion". Em 1994, gravou "Running Back" no Brasil. "Funk Melody" marcou presença no ano seguinte. Em 1997, foi Summer Nights. Stevie B também já produziu hits para outros cantores: "I Need You"do B.V.S.M.P, "Pump Up the Party" de Hassan (Melô do Nojento) e "Paradise" de Korell. Stevie B já esteve no Brasil 4 vezes pela ZZ Club: em 1994 lançando Running Back, em 1995 lançando Funk Melody e em 1997 lançando Summer Nights que está disponível no CD "The Best of Stevie B vol. I. E recentemente ele veio para um show no Rio.
Musicas:
Because I Love You
[http://www.4shared.com/file/32710180/7dba4c8d/stevie_b_-_because_l_love_you.html]
Come With Me
[http://www.4shared.com/file/32710557/8d572eba/stevie_b_-_come_with_me.html
When I Dream About You
[http://www.4shared.com/file/32709480/e737c959/stevie_b_when_l_dream_about_you.html]
Girl I Am Searching For You
[http://www.4shared.com/file/32712341/d3ab0ef7/stevie_b_-_girl_l_am_searching_for_you.html]
Summer Nights Trip To California Mix
[http://www.4shared.com/file/32709172/886a7651/stevie_b_-_summer_nights_trip_to_california_mix_.html]
Spring Love (Dub)
[http://www.4shared.com/file/32842781/41a1d482/stevie_b_-_spring_love_dub_.html]
Party Your Body (Mix)
[http://www.4shared.com/file/32850183/3c4b2827/stevie_b_-_party_your_body_mix.html]
Spring Love (Mix)
[http://www.4shared.com/file/32838815/41cfd09b/stevie_b_-_spring_love_live_.html]
Party Your Body (Remix)
[http://www.4shared.com/file/32640934/72a81c47/stevie_b_-_party_your_body_remix_.html]
Come With Me
[http://www.4shared.com/file/32710557/8d572eba/stevie_b_-_come_with_me_.html
I Need You
http://www.4shared.com/file/32839241/befe0274/stevie_b_-_I_need_you.htm
In My Eyes
[http://www.4shared.com/file/32840115/398a1feb/stevie_b_-_in_my_eyes.html]
I Wanna Be The One (Bonus Mix)
[http://www.4shared.com/file/32839697/d53a71d0/stevie_b_-_I_wanna_be_the_one_bonus_mix_.html]

ESTILOS FREESTYLE / MIAMI BASS / CHARME

 
FREESTYLE
Nome em Inglês que significa estilo livre, refere- se ao estilo musical nascido nos Estados Unidos nos anos 80. A principal característica desse tipo de música é a mistura de outros estilos como Club, Dance, Blues, House, entre outros.
O Freestyle music nasceu nos Estados Unidos no final dos anos 70 misturando vários estilos, na maioria derivados daquele que foi o “pai “ da Blakc Music americana, o Soul. Inicialmente, o Freestyle surgiu em forma de músicas instrumentais, muitas no padrão conhecido como Brake. Não demorou e a música logo virou febre, muitos dançarinos criaram formas diferentes e assimétricas para dançá- las, estes mais tarde ficaram conhecidos como “B. Boys”(uma forma abreviada do nome Braker Boy). Começaram a surgir inúmeros estilos de dança de rua como o Street Jam e suas variações. A mistura de batidas instrumentais e sons eletrônicos era febre, dos que se destacaram na era dos Jams, sem dúvida o maior foi Pretty Tony. Um passo importante na evolução do Freestyle foi a implantação das músicas cantadas, os famosos Raps. Uma nova música começara a surgir, um som chamado de Bass, e que mais tarde foi apelidado por muitos de Miami Bass, associação feita com a cidade de maior produção do estilo. O Freestyle que nasceu da fusão de ritmos começou a se fragmentar em subestilos, tanto instrumentais quanto cantados.
Em 1981 o Freestyle foi impactado novamente com o surgimento daquele que seria o maior sucesso dentro do movimento: A música romântica. Este tipo de música já era abordado desde os tempos do instrumental, como a música Baby Be Mine, mas nunca foi utilizado em larga escala. O responsável por essa mudança radical foi o grupo Secret Society que neste ano, lançou um hit inovador, chamado We belong together. A música falava integralmente de amor, coisa jamais feita antes, o que serviu como incentivo maior ao investimento nesse gênero tão promissor. Com o tempo, elementos foram incorporados e descartados da forma de se produzir estas músicas. Um exemplo claro de implantação inovadora foram as baterias eletrônicas, quase obrigatórias em qualquer música hoje em dia.
HISTORIA DO FUNK
Origem do funk Os músicos negros norte-americanos primeiramente chamavam de funk à música com um ritmo mais suave. Esta forma inicial de música estabeleceu o padrão para músicos posteriores: uma música com um ritmo mais lento, sexy, solto, orientado para frases musicais repetidas (riffs) e principalmente dançante. Funky era um adjetivo típico da língua inglesa para descrever estas qualidades. Nas jam sessions, os músicos costumavam encorajar outros a "apimentar" mais as músicas, dizendo: Now, put some stank (stink/funk) on it!" (algo como "coloque mais 'funk' nisso!"). Num jazz de Mezz Mezzrow dos anos 30, Funky Butt, a palavra já aparecia.
Devido à conotação sexual original, a palavra funk era normalmente considerada indecente. Até o fim dos
anos 50 e início dos 60, quando "funk" e "funky" eram cada vez mais usadas no contexto da soul music
, as palavras ainda eram consideradas indelicadas e inapropriadas para uso em conversas educadas.
A essência da expressão musical negra norte-americana tem suas raízes nos
spirituals, nas canções de trabalho, nos gritos de louvor, no gospel e no blues. Na música mais contemporânea, o gospel, o blues e suas variantes tendem a fundir-se. O funk se torna assim um amálgama do soul, do jazz e do R&B
.
Década de 1970
e atualidade
Nos
anos 70, George Clinton, com suas bandas Parliament, e, posteriormente, Funkadelic, desenvolveu um tipo de funk mais pesado, influenciado pela psicodelia. As duas bandas tinham músicos em comum, o que as tornou conhecidas como 'Funkadelic-Parliament
'. O surgimento do Funkadelic-Parliament deu origem ao chamado P-Funk', que se referia tanto à banda quanto ao subgênero que desenvolveu.
Outros grupos de funk que surgiram nos anos 70 incluem:
B.T. Express, Commodores, Earth Wind & Fire, War, Lakeside, Brass Construction, KC & Sunshine Band, Kool & The Gang, Chic, Fatback, The Gap Band, Instant Funk, The Brothers Johnson, Skyy, e músicos/cantores como Jimmy "Bo" Horne, Rick James, Chaka Khan, Tom Browne, Kurtis Blow (um dos precursores do
rap), e os popstars Michael Jackson e Prince.
Nos
anos 80 o funk tradicional perdeu um pouco da popularidade nos EUA, à medida em que as bandas se tornavam mais comerciais e a música mais eletrônica. Seus derivados, o rap e o hip hop, porém, começaram a se espalhar, com bandas como Sugarhill Gang e Soul sonic Force. A partir do final dos anos 80, com a disseminação dos samplers, partes de antigos sucessos de funk (principalmente dos vocais de James Brown) começaram a ser copiados para outras músicas pelo novo fenômeno das pistas de dança, a house music
.
Nesta época surgiu também algumas derivações do funk como o
Miami Bass, DEF, Funk Melody e o Freestyle que também faziam grande uso de samplers e baterias eletrônicas. Tais ritmos se tornaram combustível para os movimentos Break e Hip Hop
.
Os anos 80 viram também surgir o chamado
funk-metal (também conhecido como funk rock), uma fusão entre guitarras distorcidas de heavy-metal e a batida do funk, em grupos como Red Hot Chili Peppers, Depeche Mode, information society e Faith No More.
No Brasil, o Funk americano recebeu muitas influências e modificações, distorcendo-se muito do funk tradicional, tornando-se uma vertente totalmente nacional, é o
Funk carioca, que nasceu nos bailes dançantes das favelas e morros da cidade do Rio de Janeiro e se propagou para o resto do Brasil e do mundo.
MIAMI BASS
Também conhecido como som de Miami é um tipo de hip hop que se tornou popular nos EUA nos anos 80 e 90. Ele é conhecido por usar a batida continuada da caixa de ritmos Roland TR-808, batida de dança acelerada e, algumas vezes, pelo conteúdo sexualmente explícito das letras.É derivado do funk e, de fato, foi a base do chamado funk carioca
NO MUNDO
EUA: Nos EUA o Electro e Miami Bass ainda podem ser ouvidos em bailes das cidades como Miami, Atlanta e Detroit.Ao contrário do que muita gente pensa, esses estilos também são tocados na Europa. Inglaterra: Na Inglaterra existem vários bailes e eventos. O estilo chegou lá logo que estourou em continente americano.Alemanha: A cena Electro/Miami Bass é fortíssima. Existem vários artistas principalmente na área de Munique. Holanda: Em Eindhovem acontece anualmente um evento chamado "Back To Planet Rock" onde só tocam os clássicos.
CHARME
O termo "charmeiro" é utilizado para designar os apreciadores de uma vertente da Black Music (Música negra americana), conhecida popularmente no Brasil como "Charme", termo usado para o R&B no Brasil , que se desenvolveu a partir do R&B urbano.
Com uma vestimenta social, porém mantendo sempre o seu traço “black”, o charmeiro conserva seu perfil de um negro de bom gosto, romântico e inteligente.
A origem deste estilo remonta da época da Soul Music, nos anos 70, cuja execução no Brasil foi realizada por Djs como Mister Funk Santos.
O termo Charme (R&B)foi batizado por Corello DJ, no Rio de Janeiro, em março de 1980. O DJ Corello começou na época a fazer experiências de outras formas de Black Music. Ele introduz a musicalidade do Charme e as pessoas começam a gostar. Ele não tinha dado um nome para essa experiência, mas observou que quem dançava tinha um movimento corporal bem diferenciado. Em um baile no Mackenzie, no bairro do Méier, o Corello convida: “vamos agora ouvir um charminho para você balançar o seu corpo bem devagarinho”. Essa estória do “charminho” ficou na cabeça das pessoas e elas passaram a falar: “agora eu vou pro Charminho, vou ouvir um Charme, vou lá no Corello que vai ter Charme”.
Com a evolução do movimento, foram formadas equipes de som especializadas em “Charme”, dentre as quais: - Só Mix Disco Club, comandada por Corello DJ, Fernandinho DJ, Loopy DJ; - Cassino Dico Club, comandada por Orlando DJ e Claudinho DJ; - Soul Charme, comandada por Arthur DJ e PC DJ; - Charme Com Elegância, comandada por Carlão DJ
O movimento charme foi então reconhecido e tal fato proporcionou a oportunidade de criação do Espaço Rio Charme. Este espaço, então, se caracteriza peculiarmente por ser em baixo do viaduto Negrão de Lima, no bairro de Madureira, no Rio de Janeiro. Dentre muitos DJs que lá atuaram, um dos iniciadores do espaço foi o DJ Marki New Charm. O espaço é utilizado, além para a promoção de bales charme, para a prática de eventos sociais, como basquete de rua e oficina de arte.
Os Bailes-Charme são desta forma eventos onde são executadas as músicas desta natureza, nos quais seus freqüentadores primam pelo estilo elegante de suas roupas, e prezam originalmente pelas cores e nas referências ao caráter afro nos penteados e acessórios, sem falar na variada gama de seus passes danças, desenvolvidas no salão, ao som das músicas tocadas pelo DJ.
Nesta trajetória desde os anos 80, os charmeiros passaram a classificar as músicas e chamá-las de acordo com a ocasião de respectivos lançamentos, atribuindo-lhes o nome de “flash back” às músicas produzidas até meados dos anos 80 e “midbacks” às produzidas entre o final dos anos 80 e em toda a década de 90.
O Baile-Charme consiste então como um movimento popular cultural que propõe uma reinvenção da identidade cultural negra, expressa através das danças, da música, das roupas, da disseminação de valores de respeito a próximo e da cordialidade.