segunda-feira, 21 de abril de 2008

BAILE CHARME


CHARMEIROS
O termo "charmeiro" é utilizado para designar os apreciadores de uma vertente da
Black Music (Música negra americana), conhecida popularmente no Brasil como "Charme", termo usado para o R&B no Brasil , que se desenvolveu a partir do R&B urbano.
Com uma vestimenta social, porém mantendo sempre o seu traço “black”, o charmeiro conserva seu perfil de um negro de bom gosto, romântico e inteligente.
A origem deste estilo remonta da época da
Soul Music, nos anos 70, cuja execução no Brasil foi realizada por Djs como Mister Funk Santos.
O termo Charme (R&B)foi batizado por
Corello DJ, no Rio de Janeiro, em março de 1980. O DJ Corello começou na época a fazer experiências de outras formas de Black Music. Ele introduz a musicalidade do Charme e as pessoas começam a gostar. Ele não tinha dado um nome para essa experiência, mas observou que quem dançava tinha um movimento corporal bem diferenciado. Em um baile no Mackenzie, no bairro do Méier, o Corello convida: “vamos agora ouvir um charminho para você balançar o seu corpo bem devagarinho”. Essa estória do “charminho” ficou na cabeça das pessoas e elas passaram a falar: “agora eu vou pro Charminho, vou ouvir um Charme, vou lá no Corello que vai ter Charme”.
Com a evolução do movimento, foram formadas equipes de som especializadas em “Charme”, dentre as quais: - Só Mix Disco Club, comandada por Corello DJ, Fernandinho DJ, Loopy DJ; - Cassino Dico Club, comandada por Orlando DJ e Claudinho DJ; - Soul Charme, comandada por Arthur DJ e PC DJ; - Charme Com Elegância, comandada por Carlão DJ
O movimento charme foi então reconhecido e tal fato proporcionou a oportunidade de criação do Espaço Rio Charme. Este espaço, então, se caracteriza peculiarmente por ser em baixo do viaduto Negrão de Lima, no bairro de
Madureira, no Rio de Janeiro. Dentre muitos DJs que lá atuaram, um dos iniciadores do espaço foi o DJ Marki New Charm. O espaço é utilizado, além para a promoção de bales charme, para a prática de eventos sociais, como basquete de rua e oficina de arte.
Os Bailes-Charme são desta forma eventos onde são executadas as músicas desta natureza, nos quais seus freqüentadores primam pelo estilo elegante de suas roupas, e prezam originalmente pelas cores e nas referências ao caráter afro nos penteados e acessórios, sem falar na variada gama de seus passes danças, desenvolvidas no salão, ao som das músicas tocadas pelo
DJ.
Nesta trajetória desde os anos 80, os charmeiros passaram a classificar as músicas e chamá-las de acordo com a ocasião de respectivos lançamentos, atribuindo-lhes o nome de “flash back” às músicas produzidas até meados dos anos 80 e “midbacks” às produzidas entre o final dos anos 80 e em toda a década de 90.
O Baile-Charme consiste então como um movimento popular cultural que propõe uma reinvenção da identidade cultural negra, expressa através das danças, da música, das roupas, da disseminação de valores de respeito a próximo e da cordialidade.


DJ CORELLO
Impossível falar dos grandes bailes cariocas de Subúrbio, sem citar o dj Corello, mestre pioneiro no rádio e nas maiores pistas onde há muito tempo já se tocava black music. Ele quem criou o termo "Charme".
Corello Dj um dos pioneiros na consolidação da música negra no Rio de Janeiro, foi também o primeiro Dj da Zona Norte a dominar a arte da mixagem (1978) além de "descobrir" e batizar o então moderno R&B como "Charme".Durante os anos 80 em parceria com Fernandinho Dj fixou de forma definitiva o segmento charme em todo Rio de Janeiro através de programas específicos na FM 105, nesta mesma década trouxe ao Brasil artistas consagrados do gênero como Glen Jones, Sybil, Curtis Hairston e Omar Chandler. Ainda no rádio foi responsável pela revolução da "plástica" de programas com a introdução de vinhetas americanas e locução diferenciada.Nos bailes do subúrbio reunia milhares de jovens amantes da boa música. Durante a sua carreira colecionou títulos de "melhor dj do ano" sempre com a preocupação de tocar o novo e teve o privilégio de tocar como "Lançamento" os grandes clássicos de Flash back de hoje.

Um comentário:

  1. Olá Galera de Plantão!!
    Meu nome é Aurélia e sou apaixonada por Freestyle, R&B, Charm, black music em geral.
    E preciso de ajuda.... Qual é o nome da música e do artista do tema desse vídeo no Youtube?
    Robot Solo Bam Bam
    http://www.youtube.com/watch?v=kbXwOmeQ8jE
    Por favor!!!
    Obrigada!!
    Beijosssssssssss

    aureliafreitas@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

SEJA BEM-VINDO AO MUNDO DO FREESTYLE