sábado, 19 de abril de 2008


KRAFTWERK
É difícil imaginar que quatro caras de aparência "careta" foram capazes de influenciar toda uma geração de músicos. Pode se dar até o luxo de afirmar que sem eles a música pop não seria o que é hoje. O som do Kraftwerk é simplesmente inimitável. Há muito tempo não se deixam fotografar, pois afirmam que o importante é a música.
Durante o meio dos anos 70, os alemães do Kraftwerk serviram de modelo para vários artistas que surgiriam na próxima década. Eles influenciaram artistas de mundos totalmente diferentes. Passando desde música romântica, hip hop e música techno, o grupo se auto intitulava "Robot Pop" ou Robô Pop, pois suas músicas eram eletrônicas e com desenvolvimento virtual muito interessantes e tecnológicos para a época, e assim são vistos como os pioneiros da música eletrônica.O Kraftwerk emergiu da comunidade de música experimental dos anos 60 que também lançou o Can and Tangerine Dream. Os primeiros integrantes, Florian Schneider e Ralf Hütler se conheceram em uma escola de música de Düsseldorf, originalmente começaram como "Organisation" que lançou o álbum em 1970 chamado "Tone Float". Schneider e Hütler logo saíram do Organisation, rebatizando eles mesmos como KRAFTWERK (que significa Usina de Força em alemão). Eles começaram seus trabalhos em seus próprios estúdios, fazendo então suas qualidades caírem com produções de qualidade de novatos.
A primeira estréia deles foi em 1971, chamada apenas de Kraftwerk 1. Já neste primeiro trabalho, já se sentia um toque mais moderno e sofisticado para a época e já implementaram inovações significantes.Uma série de trocas de arranjos continuou, e Hütler deixou o grupo até um certo ponto, até lançarem o Kraftwerk 2 em 1972, no qual ele e Schneider trabalharam juntos novamente. Gravando sem baterista, os álbuns do Kraftwerk eram com baterias eletrônicas e com características robóticas, que deixou a música completamente estranha para a maioria dos músicos, como também os ouvintes em todo o mundo (que na época nunca tinham ouvido aquilo). Uma série de performances ao vivo aconteceu antes de lançarem o terceiro LP, o "Ralf and Florian" em 1973, que foi uma grande evolução, trazendo conceitos bastante inovadores. A música deles começou a desenvolver mais e mais tecnologias e o estilo de ficção científica foi totalmente oposto à outras músicas dominantes que até então eram ouvidas. O primeiro álbum do kraftwerk a ser lançado nos EUA, foi o "Autobahn" em 1974, que foi um estouro internacional. Autobahn foi uma versão editada com os maiores sucessos do Kraftwerk para ser lançado nos EUA, onde o grupo era desconhecido e logo alcançou as mais altas posições nos Top Hits de lá. Usado extensamente no sintetizador Moog, o Autobahn destacou o som do Kraftwerk enquanto fazia as primerias propostas para o grupo ir em direção ao pop, estabelecendo uma posição segura da música eletrônica dentro do popular.
Kraftwerk voltou em 1975 com "Radio-Activity", um álbum experimental que explora o tema de radiodifusão. Este foi lançado nas duas Alemanhas e em vesão Inglês. Em 1977, as viagens de trem foram o assunto do tema da música "Trans Europe Express", que fez aumentar mais ainda a "mecanização musical". Em 1978 foi avez "The Man Machine", um trabalho que tinha mais "botões" do que "instrumentos tocados". Nestes tempos, os membros do Kraftwerk até se retrataram na mídia como Robôs, isto se percebe na música "We Are The Robots" que alcançou o auge da influência deles. Mesmo assim o grupo desapareceu de vista, passando a sumir quase sempre. Eles não voltaram até 1981 quando lançaram "Computer World", uma reflexão da technologia na sociedade musical que eles já tinham profetizado muito tempo atrás. Depois desse disco que arrebentou, Kraftwerk sumiu mais cinco anos e só voltou em 1986 com "Electric Cafe". Porém, até este momento, a música pop era caracterizada por sintetizadores e baterias eletrônicas, e assim o grupo marcou história. Em 1991, a coletânea dos melhores sucessos "The Mix" foi lançada, apesar de eles ficarem sumidos pela década, lançando o single "Expo 2000" em 1999.
MUSICAS
1. Kraftwerk - Dentaku (4:33)
2. Kraftwerk - Pocket Calculator (4:58)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO AO MUNDO DO FREESTYLE