JAMES BROWN A LENDA QUE INVENTOU O SOUL!A sua vida foi comparável a qualquer conto de fadas de menino pobre chegou a multimilionário, tendo-se transformado numa lenda da música popular. James Brown, o pai da soul music, morreu na madrugada de ontem, dia de Natal, aos 73 anos.
Brown estava hospitalizado desde anteontem e nada fazia prever que a pneumonia que lhe foi diagnosticada viesse a ser fatal.
Célebre por uma voz imponente e pelos seus frenéticos movimentos, Brown tornou-se famoso com canções como “I Got You (I Feel Good)”, “Papa’s Got a Brand New Bag”, “Please Please Please” , “Living in America” e “Sex Machine”.
Com uma carreira que atravessou mais de 50 anos, foi o homem que transformou o gospel em rhythm and blues e soul.A sua música contribuiu para criar estilos como o rap, o funk e a música disco.
Nascido em um subúrbio de Barnwell (Carolina do Sul) em 1933, Brown superou uma infância marcada pela miséria e a marginalização, após ser abandonado aos 4 anos pelos seus pais e deixado aos cuidados de parentes e amigos. Cresceu nas ruas de Augusta (Geórgia), onde cantava e dançava para pagar o seu quarto num bordel.
Aos 16 anos, foi condenado a passar três anos num reformatório por roubar carros. Ao sair, a meio de uma carreira semiprofissional de pugilista, uniu-se ao grupo de gospel de Bobby Byrd, cuja família acolheu Brown.
A banda, rebaptizada como Famous Flames, assinou um contrato em 1956 com a King Records de Cincinnati e quatro meses depois a canção “Please Please Please” transformou-se no seu primeiro título a alcançar o topo dos “tops”.
Depois, foram lançados títulos como “Papa’s Got a Brand New Bag”, “I Got You (I Feel Good)”, “Get Up (I Feel Like Being a Sex Machine)” e “I’am Black and I’m Proud”, enquanto Brown se envolvia com drogas, álcool e actos de violência, que lhe trouxeram problemas com a Justiça.
Na década de 70, após a morte do seu filho num acidente de viação, a carreira de Brown começou a declinar, embora depois tenha lançado sucessos como “Living in America”, que integrou a banda sonora de “Rocky IV”, em 1986.
Dois anos depois, a carreira de Brown foi interrompida ao ser condenado a seis anos de prisão por tentar agredir dois policías que o perseguiram após invadir armado uma reunião de agentes de seguros que era realizada num seu edifício, acusando-os de utilizar a sua casa de banho particular.
O cantor passou mais de dois anos na prisão, após os quais se dedicou a trabalhar com jovens músicos de rap e hip-hop, que viram nele, apesar dos seus erros, um modelo que conseguiu superar a miséria e marginalização da sua infância.
Brown, cujo repertório chegou a 800 canções, recebeu um Grammy em 1992 pela sua contribuição à música. Em 1965 e 1987, já tinha sido premiado na festa dos Grammy.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SEJA BEM-VINDO AO MUNDO DO FREESTYLE