
Essa é uma dúvida que continua até hoje. Mas duas músicas estão no páreo. São elas "Let The Music Play" da Shannon e "Please Don't Go" da Nayobe. Para se entender essa história devemos voltar lá no início dos anos 80 com o aparecimento da bateria eletrônica. Um dos primeiros a usá-la com êxito foi o DJ e produtor Arthur Baker que junto com o tecladista John Robie foram responsáveis por vários sucessos do Electro Funk. Mais tarde resolveram trilhar caminhos diferentes. Arthur Baker escreveu e produziu "I.O.U." para o grupo Freeze, liderado pelo vocalista John Rocca. Por sua vez, John Robie projetou o grupo C-Bank produzindo o single "One More Shot" interpretado pela vocalista Jenny Burton. Essas duas músicas trouxeram uma nova sonoridade para a Dance Music daquela época. Esse foi o primeiro passo para o que estaria por vir nos próximos anos. Em 1984 explodiu uma nova dança, um jeito meio robótico de se dançar chamado Breakdance. A base dessa dança estava no Hip Hop Be Bop ou Electro Funk como também era conhecido. Porém o verdadeiro hino do Break iria surgir das mãos de um jovem persistente chamado Chris Barbosa. Ele começou sua carreira como DJ no Bronx e logo se tornou correspondente de uma rádio onde fazia a lista do TOP 20 daquela rádio, visitava várias gravadoras e conhecia muita gente importante. Até que ele conheceu um correspondente da revista Billboard chamado Nelson Cruz e ficaram amigos. Nessas idas e vindas das gravadoras eles foram convidados a trabalhar na Emergency Records na parte de filmográfia. Mas sem produzir algo interessante foram transferidos para a àrea de produção musical e de cara receberam a missão de escrever um Rap. Os proprietários da gravadora gostaram do trabalho e prometeram entrar logo em gravação. Chris Barbosa ficou tão emplogado com a idéia de produzir música que logo comprou um teclado profissional e uma bateria eletrônica. Sem nenhuma formação musical ele caiu dentro e foi juntando material, acumulando idéias, até que, compôs a música que iria mudar a sua vida e também
Ele mostrou para alguns amigos que acharam muito legal e também muito diferente do que eles tinham visto até então. Foi aí que ele conheceu o produtor musical da Emergency Records, Mark Liggett que ficou impressionado com a composição e logo trataram escrever a letra e arranjar uma boa cantora para canção. Então apareceu Brenda Shannon Green, a primeira a tentar e por sua sorte a escolhida para interpretar "Let The Music Play". Produzida por Mark Liggett e Chris Babosa essa música introduziu um novo som na Dance Music. Com sua batida quebrada "Let The Music Play" foi considerada o hino do Breakdance, alcançando o 2º lugar na parada R&B e 8º lugar na parada POP da Billboard. Neste mesmo ano o empresário Sal Abbatiello proprietário da Fever Records decidiu apostar no jovem inexperiente produtor Andy Panda Tripoli para a produção de um novo som que pudesse alcançar os Top Hits. Então ele se deparou com a jovem Nayobe Catalina Gomes descendente de cubanos. A garota venceu vários concursos de talento até ser contratada pela Fever Records para fazer alguns backing vocal para artistas como Fat Boys e Kurtis Blow.Foi aí que Andy Panda estava procurando uma cantora para sua canção e conheceu Nayobe. Juntos escutaram a melodia e fizeram a letra de "Please Don't Go" que logo virou sucesso nos clubes e acabou ficando em 5º lugar na parada Dance de Miami. O sucesso dessa música serviu de ponte para outras gravações no mercado que a partir dali ficaram conhecidas como Latin Hip Hop (que mais tarde se tornou Latin Freestyle).
SHANNON
Seu maior hit "Let the Music Play", de 1983, influenciou toda uma geração, sendo tocado, plagiado e remixado por quase todo mundo. Brenda Shannon Greene, nasceu em 1958- Washington. Morou com seus pais no Brooklin. Aos 20 anos, ela se juntou ao New York Jazz Ensemble, como cantora. O baterista Lenny White ficou muito interessado nela e gravou algumas faixas, uma destas, "Let the Music Play", lançada pela gravadora Emergency Records. Influenciou a maioria dos artistas freestyle da época. Na década de 90 ocorreu o fechamento da gravadora E. Records. Prejudicou muito a audiência do House e Freestyle (os quais Shannon fazia parte). O fato dela não ter tido nenhum single de sucesso nos anos 90 não quis dizer que ela tenha parado de cantar. Podemos destacar suas contribuições para artistas/DJ's/produtores como Sash e Todd Terry. E, em 99, ela reaparece no programa de TV americano "Where are they Now", anunciando seu novo álbum, que seria lançado logo depois: "The Best is Yet to Come".
MUSICAS
[http://www.4shared.com/file/32799316/d7c9a3d1/shannon_-_give_me_tonigh.html]
[http://www.4shared.com/file/43432072/332f91b4/Nayobe_-_Please_Dont_Go.html]
[http://www.4shared.com/file/33405742/cdff9f82/shannon_-_let_the_music_play_ultimix_.html]
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SEJA BEM-VINDO AO MUNDO DO FREESTYLE