terça-feira, 8 de julho de 2008

ARTISTA DO R&B

PattiLabelle3

LABELLE

     Foi um grupo americano de R & B / soul , que com êxito melded discoteca com funk e glam rock. O grupo era liderado por Patti LaBelle, que mais tarde teve uma bem-sucedida carreira solo. Nona Hendryx e Sarah Dash arredondado para fora do grupo. O grupo ficou conhecida por suas harmonias evangelho cantar, mas o grupo cantou de racismo, sexismo e erotismo. Este trio feminino é responsável pela proto-discoteca funk clássico "Lady Marmalade", LaBelle e do persa trajes espaciais em idade de latão e incorporação de rock & roll estavam muito longe de seus primeiros dias como uma típica menina grupo anos 60, já para não falar mais tarde a carreira solo de frente mulher Patti LaBelle. Enquanto Patti naturalmente parece que o ponto focal em retrospectiva, o grupo também foi abençoado com um talento prolífico e Música Popular na Nona Hendryx, que seguiu uma idiossincrática musa mercurial em sua própria carreira solo, o que muitas vezes a fronteira entre a vanguarda.
O começo - sucesso inicial
Em 1961, Nona Hendryx e Sarah Dash do Del Capris aderiram Patricia Holt e Sandra Tucker cantores como substituto para Holt's cantando grupo, o Ordettes (Tucker quando seus pais lhe fez sair do grupo, ela foi substituída por Cindy Birdsong). Patricia Holt teve seu nome alterado para Patti LaBelle após o grupo se tornou "O Bluebelles".
Embora o primeiro foi único "Eu Vendido para o Junkman Meu Coração" (lançado como o Bluebelles), em suas memórias LaBelle relés, (Não bloqueie as bênçãos, que o grupo não tenha realmente a executar a trilha original. A canção do produtor gravado com ele "A Starlets" e renomeado-los a "Bluebelles", mas deixou o grupo após a única da libertação.
Ele rapidamente O Ordettes recrutados para realizar e promover o único a usar Bluebells' mente, e "I Vendido para o Junkman My Heart" mais tarde foi re-cortadas pelo novo grupo. A canção foi um sucesso, bem como as novas Bluebelles. Em 1963 eles seguiram este sucesso com músicas como ", o Corredor Down", "você nunca Walk Alone" (1964; Rodgers & Hammerstein) e "Danny Boy" (uma música folk tradicional irlandesa).
Patti LaBelle e se tornar o Bluebelles - Atlantic Records
Eles assinaram com a Atlantic Records em 1965, libertando "Ao longo do Arco-íris" e "Groovy Kind de Amor" (para mais tarde um hit The Mindbenders e Phil Collins), apenas com ligeiras sucesso. Contribuíram ainda para Tony Kosinec vocais de fundo do "Simples Emotion" e Wilson Pickett's hit "634-5789", em 1966. Ao longo da linha, eles prorrogado seu nome para a Patti LaBelle & Bluebelles.
Em 1967, o grupo se tornou um trio após Cindy Birdsong esquerda para se juntar a Supremes, substituindo Florença Ballard. Três anos mais tarde, o grupo perdeu seu contrato de aluguer e Vicki Wickham, um produtor britânico TV, para refazer a sua imagem. Ela mudou o nome para o grupo Labelle e empurrado para um som mais contemporâneo, integrado glam influências, em especial na fase espetacular spacey trajes que incluíram grandes quantidades de glitter, penas e outros acoutrements. No início dos anos 70s, Labelle aberta para a OMS e emprestou sua voz poderosa inequivocamente a Laura Nyro's Gonna Take Miracle um álbum em 1971 (agora considerado um clássico). Duas músicas deste álbum ( "Desiree" e "Gonna Take um Milagre") foram utilizados em 2004 o Colin Farrell no filme A Casa do Fim do Mundo de grande efeito dramático - especialmente "Gonna Take um Milagre", no final de o filme. Labelle também contribuiu para Nikki Giovanni's "A paz esteja Still".
O grupo Labelle libertado em 1971, Warner Bros Records. Ela abrange das canções incluídas pelos Rolling Stones, Kenny Rogers, Carole King e Laura Nyro. O álbum seguinte, Moonshadow (1972), apesar de ter incluído famosas canções de cobre ( "MoonShadow" por Cat Stevens e as Who's "Não se deixe enganar Receba Novamente"), Hendryx deu mais liberdade para escrever material para Labelle. O álbum flopped comercialmente, como o fizeram o terceiro álbum Labelle, pressão Cookin, (1973), lançado em RCA Records. Até este momento e até Labelle's break-up, Hendryx escreveu a maior parte do material de Labelle, tendo as canções em um sentido altamente experimental que estava muito longe de o som que o Bluebelle's (ea maior parte dos outros "grupos girl" da época) tinha efectuado . Embora o álbum não foi bem sucedido comercialmente, pressão Cookin 'permitiu a ela para aprimorar seu talento como um Música Popular, claramente demonstrada pelo movimento "(Eu posso falar com você antes de ir para a) Hollywood", que foi baseado na maneira como os Senhores sentia quando as pessoas que tinham "tornou" no negócio já não estavam interessados em manter em contacto com a Patti, Sarah, ou Nona.
Labelle começa a sua carreira solo
Após pressão Cookin ', Labelle assinado com a Epic Records e gravado um álbum, Nightbirds, com Allen Toussaint, um famoso produtor registro. "Lady Marmalade", uma sexy, funky discoteca canção sobre uma prostituta New Orleans (com uma vir-hither francês coro, "Voulez-Vous coucher avec moi?") Se tornou um enorme hit, em 1975, e um dos primeiros hits mainstream discoteca ( Jones e Kantonen, 1999). O sucesso do único também empurraram o álbum ao topo da gráficos. Não seria coberta por numerosos artistas, incluindo Madchester era indie-A Happy segundas-feiras (longitudinalmente em "Kinky Afro") e mais notavelmente Christina Aguilera, Lil 'Kim, Mýa e P! NK para o Moulin Rouge! trilha sonora.
Labelle comercial da dinâmica após Nightbirds e "Lady Marmalade" diminuiu, apesar de vários hits e os álbuns aclamados pela crítica experimental Phoenix (1975) e Chameleon (1976). Quando o grupo dividiu-se em 1976, Hendryx LaBelle e gerido bem sucedida carreira solo, enquanto Sarah Dash teve alguns sucessos notáveis dança: "Sinner Man" (1978, que ela ganhou muita atenção pública), e "Lucky Tonight" (1984), Sylvester cantando com vocais de fundo. Dash também atuou na televisão PBS para a série Watch sua boca, (1978), e foi realizado na Broadway. Sua carreira pego novamente om os anos 90 quando ela foi convidada para cantar com The Rolling Stones em seu álbum Steel Wheels, e, ainda mais, quando ela se tornou uma das Keith Richards "" X-pensativo Winos ", e foi dado solo e dueto de oportunidades com a sua banda (a saber, o (dueto) balada, "não se enganem," Solo e "o tempo é a meu lado", disse Richards, que está em sua autobiografia "a melhor versão que ele nunca tenha ouvido").
Reunions
LaBelle, Hendryx, e Dash ter reunificado diversas vezes, incluindo uma reunião em 1991 o famoso Teatro Apollo 30 anos após o primeiro grupo roubou o coração da platéia ao mesmo local. O concerto foi gravado como um álbum vivo. Uma breve reunião veio na forma de dança do enorme sucesso "Turn it out", de Wong Foo Para a trilha sonora. Eles reencontraram novamente em 2001 para homenagear a Patti's APOSTA "Passeio da Fama", onde se realizou uma explosiva versão de "O que posso fazer por você," assim como "Lady Marmalade". A mais recente reunião foi em 2005, durante uma homenagem ao 45o aniversário da Patti no show business. Em janeiro de 2006, Labelle novamente para gravar reunificada "Caro Rosa", um tributo à tarde campeão dos direitos civis Rosa Parks. A data de lançamento do único não tenha sido definido neste momento. Existem também planos para uma reunião inteira álbum e digressão, definir a acontecer em 2008. Além disso, a canção tema Labelle contribuiu para a trilha sonora do filme, Pregando para o Coral.
Erykah Badu homenageia a final do grupo em seu novo álbum Chameleon vídeo "Honey (Erykah Badu canção)" a arte recriando a capa do álbum.

Discografia

· Labelle (Warner Bros. Records)

· Moonshadow (Warner Bros. Records)

· Pressure Cookin' (RCA)

· Nightbirds (Epic)

· Phoenix (Epic)

· Chameleon (Epic)

Singles

· "Morning Much Better", 1971, Warner Bros. Records

· "Moonshadow", 1972, Warner Bros. Records

· "Ain't It Sad It's All Over", 1972, Warner Bros. Records

· "Sunshine", 1973, RCA

· "Going On a Holiday", 1973, RCA

· "Lady Marmalade", 1974, Epic

· "What Can I Do for You", 1974, Epic

· "Messin' With My Mind", 1975, Epic

· "Far As We Felt Like Goin'", 1975, Epic

· "Get You Somebody New", 1976, Epic

· "Isn't It a Shame", 1976, Epic

· "Miss Otis Regrets", 1976

· "Lady Marmalade / Messin' With My Mind" (re-release), 1989 12-inch, Epic

· "Turn It Out" (from the soundtrack To Wong Foo...), 1995, MCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO AO MUNDO DO FREESTYLE