quarta-feira, 20 de abril de 2011

Single Telephone


"Telephone" é uma canção da cantora Lady Gaga para o terceiro EP, The Fame Monster. Conta com a participação de Beyoncé e foi lançado como segundo single do disco de Gaga, posteriormente à sua entrada em tabelas musicais de alguns países, nomeadamente no Canadian Hot 100. Inicialmente oferecida à cantora Britney Spears, a inspiração para a canção foi o medo de sufocamento de Gaga, e do facto de que raramente encontrou tempo para se divertir. As letras retratam a cantora como preferida na pista de dança, em vez de atender chamadas de seu amante. Gaga explicou que a faixa aborda na realidade uma pessoa dizendo-lhe para continuar a trabalhar duro. Esse single vendeu mais de 7,4 milhões downloads e esteve entre os dez mais vendidos de 2010, de acordo com o ranking da IFPI.
Musicalmente a canção é constituída por uma ponte expandida, um verso-rap e um epílogo, onde quem está a fazer a chamada é redireccionado para o correio de voz dela. Knowles aparece no meio da música com os versos cantados num modo de disparo rápido, acompanhado por batidas duplas. As críticas ao The Fame Monster contemplaram positivamente a canção. Entrou no fim do ano de 2009 em tabelas digitais, antes do seu lançamento físico. Oficialmente, estreou a 26 de Janeiro nas rádios americanas.
Fundo musicalGaga escreveu originalmente "Telephone" para o álbum de Britney Spears, Circus. Contudo, depois da gravação da faixa, a editora discográfica de Spears rejeitou a canção, e Gaga gravou-a mais tarde em colaboração com Beyoncé para o seu álbum segundanista. A cantora disse, "escrevi a canção para ela há muito tempo, mas não quis usar no seu trabalho. É bom porque eu adoro a canção e quero interpreta-la agora".Originalmente, a vocalista de colaboração era para ter sido a própria Britney Spears, mas quando esta quis colocar a música no seu álbum de greatest hits, Gaga fez uns arranjos alternativos e adicionou os vocais de Beyoncé para parceria. A inspiração por detrás da canção é o medo de asfixia de Gaga:
Composição
"Telephone" foi escrito por Lady Gaga, Rodney Jerkins, LaShawn Daniels, Lazonate Franklin e Beyoncé.[12] Embora tenha sido construído como dueto, a canção inclui Knowles em primeira aparição no meio do verso e cantando a sua parte com breves intervalos musicais, e tem retorno no refrão durante o resto da faixa. Essencialmente, Gaga está numa discoteca e o seu namorado continua a telefonar-lhe, mas ela não consegue responder correctamente porque está a dançar e a beber ao som da sua música favorita. O coro canta: "Stop calling, stop calling, I don't want to talk anymore". ("Para de me telefonar, para de me telefonar, eu não quero falar mais"). A canção consiste numa alargada ponte musical, numa verso-rap e numa epilogue.
A letra fala sobre a cantora preferir uma pista de dança a responder ao telefonema amoroso. O verso é cantado num estilo rápido, acompanhado por duplos beats. De acordo com Lady Gaga, o telefone da canção não é físico mas sim uma pessoa na sua cabeça a incentivá-la para continuar a trabalhar mais e mais.
Vídeo musical
O vídeo musical foi gravado a 28 de Janeiro de 2010 pelo director Jonas Åkerlund. A revista New York Magazine informou que a história baseia-se em Beyoncé pagar a fiança para Gaga sair da cadeia. Gravações publicadas monstraram as duas artistas na mesma pick - up Chevrolet Silverado que Uma Thurman conduziu no filme Kill Bill. O vídeo foi gravado nos arredores de Los Angeles em 28 de Janeiro e 29 de Janeiro de 2010. Outros detalhes incluídos são cenas em uma cantina, uma participação especial do cantor/modelo Tyrese Gibson e a prisão na cena do chuveiro. O vídeo estreou na E! News e no site Vevo no dia 11 de Março de 2010.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO AO MUNDO DO FREESTYLE