segunda-feira, 2 de maio de 2011

FUNK MELODY NACIONAL - ABDULLAH



Agnaldo Batista de Figueiredo, mais conhecido por Abdullah (as vezes também apresentado como Abdula) (Niterói, Rio de Janeiro, 31 de Agosto de 1962) é um cantor e compositor que foi muito influente no funk melody, no inicio dos anos 90.
No início dos anos 80 participou de um grupo de dançarinos de break. Em seguida conheceu o DJ Marlboro que pilotava um programa na rádio Tropical e passou a freqüentar os bailes do Rio. No final da década, junto com Marlboro, ele escreveu o primeiro Funk legitimamente nacional, chamado “Melô da Mulher Feia”, era uma versão da música do 2 Live Crew - “Doo Wah Diddy”. Com o sucesso da música nos bailes e nas rádios, nascia ali o primeiro álbum do “Funk Brasil”, que além de outras músicas de diversos artistas, mais uma do Abdullah com a “Melo dos Números”. Em 1991, Abdullah lançou seu primeiro álbum de estúdio, chamada Sonho Secreto, que incluía o single “Your Love” produzido por DJ Marlboro, uma versão mais dançante do que a original interpretada pelo grupo de rock The Outfield, além de outras canções como “Sonho Secreto”, que foi sucesso em vários programas de rádio da época. Em seguida, lança as versões em português das músicas "Don’t Say Goodbye" de Anthony Thomas com "Me Deixe Em Paz" e "All Around the World" de Lisa Stanfield com "Não Te Esqueço Mais", além de algumas outras músicas em funk nacional.
Em 1995, Abdullah lança seu segundo álbum de estúdio chamado Depende de Nós, na Warner Music, com produção do DJ Marlboro. Neste álbum inclui covers de Bee Gees ("Love So Right"), Bon Jovi ("You Give Love a Bad Name"), Stevie B ("Spring Love") e José Augusto ("Fantasias"), além de canções inéditas como "Não Posso Te Perder", "É Bom Te Amar", "Joguei Com Seu Coração", "Vem Me Ver", "Chega de Sofrer", "Depende de Nós".
Abdullah escreveu canções para vários artistas, entre eles Claudinho & Buchecha, Pepe & Neném, Fat Family, Gabriel o Pensador, Ebony Vox, entre outros. Depois de ficar um tempo desaparecido do grande público, Abdullah foi convidado para participar da banda do Gabriel, o Pensador nos shows do cantor, onde ganhou grande notoriedade. Depois de fazer algumas músicas para o grupo Ebony Vox, Abdullah passou a fazer parte do grupo, que lançou seu segundo álbum em 2000. Recentemente Abdullah participou do filme Os Normais, em que ele canta na abertura uma bela canção em “embromation”. Abdullah continua até hoje escrevendo e cantando suas músicas, como a canção "Paz", entre outras.
Discografia
Álbuns de Estúdio
• 1991: Sonho Secreto
• 1995: Depende de Nós

4 comentários:

  1. Ele tbm não fez uma participação para a Xuxa, na música, Planeta XUxa? Esqueceram?

    ResponderExcluir
  2. Ele é um excelente cantor , que ao meu ver nunca teve se
    u lugar de verdade nesse mercado da musical. Sempre lamentei isso , ele é ótimo, não consigo aceitar , vê-lo sempre como back vocal

    ResponderExcluir

SEJA BEM-VINDO AO MUNDO DO FREESTYLE