terça-feira, 19 de junho de 2012

Gênero Musical Kuduro

Kuduro é um género musical e sobretudo um género de dança surgida em Angola. Hoje em dia, está também largamente disseminado pelas áreas suburbanas do Brasil, já existindo até alguns grupos e bandas de kuduro próprias do Brasil, em especial nos subúrbios das cidades do Rio de Janeiro e de Salvador.[carece de fontes] É hoje influenciado por outros géneros como Sungura, Kizomba, Semba, Ragga e Rap. 
Recentemente, o Kuduro passou a se tornar um fenômeno musical em todos os países de língua portuguesa, assim como em outras partes do mundo, principalmente após o lançamento dos hits Vem Dançar Kuduro e Danza Kuduro, dos cantores Lucenzo e Don Omar.
O kuduro surge em finais dos anos 80, primeiro como uma dança e com o passar do tempo evoluindo para um género musical, estilo house africano em que se mistura elementos electrónicos com o folclore tradicional, feito pelo povo mais pobre de Luanda e com os meios precários que dispunham. A musica é peculiar no uso de breaks e funk muito utilizados nos anos 80 para criar melodias, mas utilizando loops e letras explícitas, que acabam por ser um reflexo de boa parte da população. 
O nome da dança referia-se a um movimento peculiar em que os dançarinos parecem ter a bunda dura, simulando uma forma agressiva e agitada de dançar como os golpes de Van Damme, que segundo Tony Amado, auto-proclamado criador do Kuduro, foi de onde surgiu a ideia da dança, depois de o mesmo ver o filme de 1988, de Jean Claude Van Damme, Força Destruidora (Bloodsport), em que ele aparece num bar, todo Bêbado, a dançar com um estilo muito rijo e pouco habitual para aquela época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO AO MUNDO DO FREESTYLE