Missy Elliott
Além de ser apontada como uma das promessas do R&B, Missy Elliott também é famosa no meio artístico por suas múltiplas atividades. Ela é produtora, arranjadora, compositora e faz raps.
Missy Elliott estreou em 1997 com "Supa Dupa Fly", álbum que cruzou fronteiras para influenciar hip-hop, rhythm & blues, drum'n'bass e big beat. Com novas batidas e discurso, Missy e o produtor Timbaland acabam de voltar para o futuro com "Da Real World".
O nome de seu segundo álbum é inspirado no filme Matrix. O vídeo do hit "She's a Bitch", que vem incluído no CD em formato Quicktime, traz a cantora num cenário futurista. Desde os dias do electro, na década de 80, o hip-hop não ousava apresentar-se como a música do futuro.
O maior desafio de "Da Real World" foi criar um conceito musical que não se confundisse com as muitas imitações de "Supa Dupa Fly". Como resultado, um disco mais sombrio, pontuado por violinos e cellos, e letras irritadas, cheias de palavrões.
"Beat Biters" é um grande exemplo de inovação. Nunca houve um hip-hop como este, que combina rap convencional com vocal distorcido de rock, batida de electro com pausas acentuadas, arranjo orquestral que evoca a tensão dos discos do grupo inglês Portishead, passagem de techno, baixo de deep house e percussão próxima do drum'n'bass.
O tema recorrente de "Da Real World" é o uso da palavra "bitch", que no rap machista tem sentido de "vadia". Missy Elliott se diz uma "bitch", mas confere à palavra um valor positivo. Para ela, "bitch" é uma mulher poderosa, dona de empresa (Missy Elliott tem a própria gravadora), milionária, bem-sucedida, que não leva desaforo para casa e não precisa ter um corpo de modelo para ter os homens a seus pés. É um novo feminismo, que nasce a partir do rap.
Lançado em 2001, "Miss E ...So Addictive" apresenta uma Missy mais sexy do que nunca, como já prova a faixa de abertura, "Dog In Heat". Em "Scream a.k.a. Itchin", pode-se perceber um pouco de drum'n'bass na base acelerada, enquanto Missy conta sobre seu amante latino. O disco é brilhante e surpreendente, contando com o single original e contagiante, "Get Ur Freak On".
Seu novo álbum, "Under Construction" foi lançado em 2002 e conta com as faixas "Can You Hear Me", além de "Play That Beat".
Discografia
Under Construction - 2002
Miss E....So Addictive - 2001
Da Real World - 1999
Beep Me 911 - 1997
Supa Dupa Fly - 1997
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SEJA BEM-VINDO AO MUNDO DO FREESTYLE