sexta-feira, 21 de novembro de 2008

ARTISTA DO FREESTYLE - THE BAR-KAYS

THE BAR-KAYS

Inicialmente um instrumental funky soul Stax sobre combo / Volt, o Bar-Kays eram praticamente destruído quando a maior parte da banda pereceram no acidente de avião que o mesmo alegou Otis Redding. Surpreendente, o Bar-Kays reagrupadas, mas não só prosperou, evoluindo para um ensemble popular funk ao longo da década de 70. Eles continuaram a pontuação acerta com o R & B charts através dos anos 80 como muito bem, fazendo uma carreira de longevidade que ninguém teria previsto para Stax da ex-estrela cruzou-número dois banda.
O Bar-Kays foram formadas em Memphis, TN, em 1966, crescendo fora de um grupo local apelidou a Imperials. Modelado em Memphis soul clássica instrumental similares as roupinhas Mar-Keys e Booker T. & the MG's, o Bar-Kays originalmente incluído guitarrista Jimmy King (não o famoso bluesman), o trompetista Ben Cauley, organista Ronnie Caldwell, saxofonista Phalon Jones, baixista Tiago Alexander, eo baterista Carl Cunningham. Adotando uma versão mutante de sua marca favorita de rum (Bacardi), como seu nome, a banda começou a tocar pesadamente em torno de Memphis, e finalmente chamou a atenção da Stax / Volt, que assinou o sexteto no início 1967. Com a ajuda da Casa baterista Al Jackson, Jr., o rótulo começou a grooming Bar-Kays como um segundo grupo estúdio apoio isso significaria Booker T. & the MG's em algumas ocasiões. Essa primavera, o Bar-Kays cortar seu primeiro single, "Soul Finger," um brincalhão, parte-moço instrumental pontuados por um grupo de crianças gritando o título bairro. "Soul Finger" atingiu o Top 20 pop e correu todo o caminho até o número três com o R & B gráfico, que institui o Bar-Kays em público (embora o follow-up, "Dá Alguns Everybody", apenas o raspadas R & B Top 40 ). Produtor Allen Jones começou a ter um interesse no grupo e se tornou sua Manager e orientador; ainda melhor, Otis Redding eles escolheram como seu apoio regular banda naquele verão.
Infelizmente, desastre que atingiu em 10 de dezembro de 1967. Rota para um show em Madison, WI, Redding's avião caiu em lago congelado Monona. Ele, o seu gerente de estrada, e de quatro membros do Bar-Kays foram mortos. Trompetista Ben Cauley sobreviveu ao acidente, e baixista James Alexander não tinha sido sobre o vôo, mas logo assumiu a pesada tarefa de reconstruir o grupo. Adicionando insulto à injúria, a terceira e última única liberada pelo lineup original, uma capa do Beatles' "A Hard Day's Night", era praticamente ignorado. Todavia, com Allen Jones' ajuda, Cauley e Alexander montado um novo Bar-Kays lineup apresentando guitarrista Michael Chapas, o tecladista Ronnie Gordon, saxofonista Harvey Henderson, e Roy bateristas Cunningham e Willie Hall. Inicialmente, o seu som era semelhante ao original lineup, e foram utilizados como a banda em inúmeras Stax / Volt gravação sessões, como são também apoiadas Isaac Hayes por sua inovadora 1969 opus Hot manteiga Soul. Ainda assim, foi incapaz de terra atingiu um de seus próprios, e Gordon Cunningham e ambos deixaram o grupo em 1970, este último foi substituído por Winston Stewart em teclados.
Com o 1971's Black Rock álbum, o Bar-Kays estreou sua primeira vez, levar vocalista, Larry Dodson, e incorporou algumas das psicodélico inspirou-rock / funk Sly de fusões & the Family Stone e Funkadelic. Após jogar em Isaac Hayes' Shaft bateu videogame, Cauley Chapas e juntou o seu apoio tanto banda permanentemente, e foram substituídos pelo trompetista Charles "Scoop" Allen eo guitarrista Vernon Burch. Este novo lineup tomou um rumo mais mainstream funk, pontuando um hit com pequenas decolagem em um Jimi Hendrix's "Foxy Lady" batizada "Copy Cat". O follow-up, outra bem-humorada brincadeira sobre uma recente descoberta, foi "Son of Shaft", que em 1972 se tornou o primeiro do grupo Top Ten R & B desde hit "Soul Finger". Aquele Verão, o Bar-Kays uma bem-jogado recebeu fixado em Wattstax (a preto resposta para Woodstock), mas não foi suficiente para manter o seu ritmo comerciais, especialmente como Stax / Volt chefiado em direção a eventual falência em 1975.
Armados com novo guitarrista Lloyd Smith (quem desejar quando aderiram à esquerda Burch em 1973), novo baterista Michael Beard, e trombonista Frank Thompson, o Bar-Kays assinado com Mercúrio em 1976 e começou a comercialmente mais produtiva fase da sua carreira. Escrevendo a maioria dos seus próprios materiais e usando mais sintetizadores, a sua estréia rótulo, demasiado quente para Parar, foi um grande sucesso, o smash motorizadas por R & B single "Shake Your alcatra é para o Funk". O grupo consolidou seu sucesso, através da abertura de George Clinton's P-Funk máquina em uma extensa turnê, e se solta, selvagem estético era agora uma reflexão mais acurada do Bar-Kays' marca de funk, embora eles fossem mais facilmente capazes de ponte em Discoteca. Follow-up Voando Alto em Seu Amor (1977) foi a banda gravar seu primeiro ouro, e Money Talks - Fantasy uma reedição de alguns materiais anteriormente ainda não Stax - produziu um outro hit no Top Ten "Espírito Santo" no ano seguinte. Sherman Guy o tecladista e baterista Mark Bynum posteriormente ingressou na banda, e uma seqüência de álbuns bateu seguidos: 1979's Injoy (que incluiu o Top Five R & B hit "Move Your Body Boogie"), No One's 1980, 1981's Nightcruising (que gerou dois hits em "Hit e Run" e "Freaky Behavior"), e de 1982 da regulagem (mais acessos em "Do It (Deixe-me ver você Shake)" e "Ela Me Com o Talks para o seu corpo"). Todos os álbuns, para salvar Como Um, fui ouro.
Em 1983, Sherman Guy e Charles Allen deixou o grupo, presaging uma direcção mais comercial, em sintonia com o som urbano do início dos anos'80. 1984's Dangerous produziu um dos maiores hits do grupo, "Freakshow sobre a Dancefloor", um casal e mais R & B no gráfico hits "Dirty Dancer" e "Sex-O-Matic". Seu som era cada vez derivado, no entanto, e apesar de o grupo conservado Mercury para a gravação através de 1989, alterando o panorama musical significava que os hits seco. Até 1987, apenas Larry Dodson, Harvey Henderson, e permaneceu Winston Stewart; naquele mesmo ano, Allen Jones morreu de um ataque cardíaco, e marcou o seu último grupo R & B Top Ten hit com o "Certified True". Quando seu contrato com a Mercury foi levantada, o Bar-Kays chamou-lhe fecha 1988 com o Animal. Dodson original e baixista James Alexander juntos uma vida curta nova versão do Bar-Kays 1994 para o álbum 48 Horas, divulgado na pequena Basix rótulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO AO MUNDO DO FREESTYLE