Um dos artistas mais originais, revolucionários e geniais que o mundo já viu. A carreira de Prince pode ser resumida assim, sem maiores exageros. Nascido em Mineapolis, Estados Unidos, além de possuir uma extensa discografia repleta de ‘hits’, escreveu muitos sucessos para outras estrelas da música Pop, mostrando que talento e criatividade são duas qualidades que nunca lhe faltaram.
Depois de apresentar uma demo com 3 faixas, descolou um contrato com a Warner e o seu primeiro álbum, “For You”, de 1978. O segundo, auto-intitulado, ainda não trouxe maiores repercussões e somente com “Dirty Mind”, de 1980, ele passo um ser reconhecido.
Prince estourou em todo o mundo, entretanto, com o duplo “1999”, de 1983. São desse trabalho as músicas “Little Red Corvette”, “Delirious” e a que talvez seja a mais conhecida de toda a sua carreira, o clássico “Puprle Rain”. Ficando por várias semanas no topo dos mais vendidos em vários países, esse ‘single’ chegou a ganhar um Oscar por Melhor Trilha Sonora, do filme homônimo.
A partir daí, Prince já era uma das maiores estrelas a história do Pop e, apesar do disco seguinte “Around The World in A Day” não ter repetido o sucesso do anterior, seu nome não sairia jamais da cabeça das pessoas.
Não demorou, porém para que ele voltasse a ser sucesso. O duplo “Sign O'The Times”, de 1987, foi extremamente bem sucedido e executado nas rádios assim como “Batman”, dois anos depois.
Um contrato de nada menos do que 100 milhões de dólares foi fechado com a Warner Brothers e “Love Symbol Album”. Como foi dito a pouco, o nome Prince jamais seria esquecido pelo público, mas e se o compositor decidisse mudá-lo? Pois foi isso o que aconteceu e, a partir daí, ele, que queria ser conhecido apenas por um símbolo impronunciável, teve uma expressiva queda em sua popularidade.
Retomou as vendas apenas em 1996, com o triplo “Emancipation” e “Rave Un2 The Joy Fantastic”, de 1999. Mais um triplo, desta vez ao vivo, veio em 2002 com “One Nite Alone Live”. “N.E.W.S.”, o álbum seguinte, trazia apenas 4 músicas instrumentais, de 14 minutos cada uma. Achando que era hora de voltar ao circuito comercial, Prince começa fazer algumas aparições na mídia. É indicado para entrar no seleto clube do Rock & Roll Of Fame e fecha um contrato com uma grande gravadora novamente. Lança em 2004 “Musicology” e volta a entrar na parada dos mais vendidos dos Estados Unidos. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SEJA BEM-VINDO AO MUNDO DO FREESTYLE