segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Artista - Adele

Adele Laurie Blue Adkins (Enfield, 5 de maio de 1988), conhecida pelo nome artístico Adele é uma cantora e compositora britânica. Ela foi a primeira a receber o prêmio Critics' Choice do BRIT Awards e foi nomeada "artista revelação" em 2008 pelos críticos da BBC. Em 2009, Adele ganhou dois Grammy Awards de "Artista Revelação" e "Melhor Vocal Pop Feminino". Teve seu reconhecimento mundial ao lançar o álbum 21 e dominar as paradas de sucesso nos Estados Unidos e Reino Unido com o single "Rolling In The Deep.
Adele Laurie Blue Adkins nasceu em Tottenham, Londres, em 5 de maio de 1988, primeira e única filha de Penny Adkins, ainda adolescente na época, que foi abandonada pelo então namorado, Mark Evans, pai de Adele, antes dela nascer. Devido a isso, Adele foi criado apenas pela mãe, e nunca teve nenhum relacionamento com seu pai
Ela começou a cantar aos quatro anos, citando o extinto grupo pop britanico Spice Girls como uma grande influência em relação ao seu amor e paixão pela música, afirmando que "elas me fizeram o que sou hoje". Aos 9 anos, Adele e sua mãe, se mudaram para Brighton, e mais tarde, quando Adele tinha 11 anos, para Brixton, e depois para o vizinho distrito de West Norwood, ao sul de Londres.
West Norwood é, inclusive, o tema para primeiro single da cantora, intitulado "Hometown Glory", do álbum 19, escrito por ela aos 19 anos. Depois de se mudar para o Sul de Londres, Adele começou a se interessar por artistas de R&B, como Aaliyah, Destiny's Child e Mary J. Blige

Em 2006, Adele atraiu a atenção da XL Recordings com suas três demos no seu perfil no MySpace e acabou por assinar com a gravadora. Desde a sua estreia, o álbum 19 de Adele foi aclamado pela crítica e foi um sucesso em vendas. O álbum estreou em número um e recebeu três certificações de platina no Reino Unido. Sua carreira de sucesso nos Estados Unidos começou após uma apresentação sua no programa Saturday Night Live em 2008. Adele lançou seu segundo álbum 21 em 24 de janeiro de 2011 na Inglaterra e em 22 de fevereiro nos Estados Unidos. O álbum foi um sucesso comercial e com a crítica, vendendo 208 mil cópias na primeira semana de vendas no Reino Unido estreando em primeiro lugar na UK Albums Chart e também liderou as paradas de vendas em vários países. O CD também estreou muito bem nos Estados Unidos alcançando a primeira posição na Billboard 200 vendendo 352 mil cópias na primeira semana.
Depois de uma aclamada performance ao vivo no BRIT Awards de 2011, a canção "Someone Like You" chegou ao primeiro lugar das paradas de sucesso no Reino Unido, enquanto o álbum também permaneceu como número um no país. A Official Charts Company anunciou que Adele é a primeira artista a alcançar, ainda viva, uma canção e um álbum como número um ao mesmo tempo na Inglaterra desde Os Beatles em 1964.
Em 28 de outubro, sua gravadora Columbia Records anuncia que ela passará por uma cirurgia nas cordas vocais e ficará um longo período de repouso. A previsão é que ela volte a cantar somente em 2012.
Adele teve uma hemorragia nas cordas vocais (motivo de sua cirurgia), ela declarou ter medo de prejudicar sua voz devido ao consumo constante de cigarros, contudo, lançou seu DVD "Adele Live at The Royal Albert Hall" em 29 de novembro de 20.

19 é o álbum de estreia da cantora Adele, publicado em 2008 pela editora/gravadora britânica XL Recordings. O álbum foi produzido por Jim Abbiss. Foi o 16º disco mais vendido no Reino Unido em 2008, e até agora ja vendeu cerca de 1,53 milhão de unidades em terrêno britânico. Mundialmente, são mais de 3,3 milhões de cópias vendidas.
  1. "Daydreamer" – 3:41
  2. "Best for Last" – 4:19
  3. "Chasing Pavements" – 3:31
  4. "Cold Shoulder" – 3:12
  5. "Crazy For You" – 3:28
  6. "Melt My Heart to Stone" – 3:24
  7. "First Love" – 3:10
  8. "Right as Rain" – 3:17
  9. "Make You Feel My Love" – 3:32
  10. "My Same" – 3:16
  11. "Tired" – 4:19
  12. "Hometown Glory" – 4:31
21 é o segundo álbum de estúdio da cantora e compositora inglesa Adele. Lançado no dia 19 de Janeiro de 2011 no Japão pela High Note, dia 21 de Janeiro do mesmo ano no Reino Unido e parte da Europa pela XL Recordings e dia 22 de Fevereiro do mesmo ano na América do Norte pela Columbia Records, o álbum foi intitulado com base na idade da cantora no momento de sua produção. 21 reune influências dos gêneros Folk e Motown presentes no álbum de estreia da cantora, 19, também intitulado com base em sua idade, no entanto, também foi moldado pelo country Americano e pelo blues sulista, que Adele conheceu durante sua turnê Norte-Americana realizada entre 2008 e 2009. Escrito no rescaldo da separação da cantora de um parceiro de nome desconhecido, o álbum reaviva a tradição adormecida do álbum ser um "confessionário" de seu intérprete, e explora temas como a raiva, a vingança, o coração partido, a auto-análise e o perdão em suas composições.
Logo após a conclusão de sua primeira turnê, Adele começou a compor as primeiras canções para um segundo álbum de estúdio, que seria lançado no começo de abril de 2009, enquanto ela ainda estava envolvida na relação que posteriormente serviu de inspiração para o disco. No entanto, as sessões de estúdio que seriam feitas na época foram canceladas devido à falta de inspiração para as composições. Ela retomou a produção do álbum imediatamente após o término de seu relacionamento, canalizando sua mágoa e depressão para a composição de suas canções. Embora os relatórios iniciais sugerissem que apenas o co-presidente da Columbia Records, Rick Rubin, trabalharia na produção do álbum,[ outros colaboradores como Paul Epworth, Ryan Tedder e Dan Wilson foram anunciados como produtores do disco tempos depois. O álbum recebeu elogios da crítica devido sua autenticidade, a profundidade lírica das canções e o bom desempenho vocal de Adele, e foi elogiado por ser uma melhoria artística desde a estreia da cantora.
Precedido pelo single considerado o "carro-chefe" do álbum, "Rolling in the Deep", 21 debutou em primeiro lugar no Reino Unido. A bem-sucedida performance do segundo single do álbum, "Someone Like You", no BRIT Awards de 2011, contribuiu para que o álbum permanecesse por 18 semanas no topo da parada de álbuns britânica, a UK Albums Chart. O álbum também debutou no topo da parada de álbuns americana, a Billboard 200, e chegou ao primeiro lugar em dezenove países ao redor do mundo. 21 bateu diversos recordes de venda nacionais e internacionais desde seu lançamento, e apareceu na edição de 2011 do Guinness World Records. O álbum ainda permaneceu por treze semanas no topo da Billboard 200, vinte e três semanas no topo da ARIA Albums Chart, e bateu o maior recorde de todos os tempos ao permanecer vinte e seis semanas em primeiro lugar na Nova Zelândia e vinte e nove na Irlanda. Ele ainda bateu o recorde estabelecido pelo álbum Bad, de Michael Jackson, ao permanecer por 39 semanas consecutivas entre os cinco primeiros da Billboard 200. Até novembro de 2011, as vendas mundiais do álbum haviam ultrapassado as 12 milhões de cópias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO AO MUNDO DO FREESTYLE